Saturday 2 June 2018

Scrum Master na Irlanda

Após muitas pessoas começarem a me procurar interessados em saber como foi o meu processo para conseguir um emprego como Scrum Master na Irlanda, resolvi escrever esse post para compartilhar minha experiência.


Eu e o meu marido sempre tivemos interesse em sair do Brasil, não apenas para fugir da violência e de todos os problemas que todos nós brasileiros sabemos bem, mas porque sempre nos interessamos em conhecer e vivenciar outras culturas.
Confesso que inicialmente eu era contra sair do Brasil, por conta da família, amigos, e por termos também uma vida estável da qual não podíamos reclamar.

Algum tempo depois me convenci de que seria interessante ter experiência fora do Brasil, e acabei por convencida quando ficamos sabendo que a Irlanda estava com dificuldades de encontrar profissionais da área de TI e possuía o visto Critical Skill, um processo de visto bem mais facilitado do que para outros países como por exemplo, Canada ou Estados Unidos.

Como iniciei a minha preparação


Antes de mudarmos, ainda no Brasil, comecei a pesquisar o mercado de trabalho na Irlanda e as vagas de trabalho disponíveis. Disparado a maioria das vagas era para a área técnica. Não eram muitas as vagas para gerente de projetos, área na qual eu estava atuando nos últimos dois anos.

Vagas para gerente de projetos até existiam mas a maioria das vagas disponíveis eram para atuar como Scrum Master. Foi então que decidi que iria focar em tirar uma certificação voltada a metodologias ágeis e tentar focar a minha carreira para essa área. Pensei comigo, mesmo que não aconteça uma oportunidade na Irlanda, eu já estaria voltando a minha carreira para as tendências de mercado.

Ainda no Brasil, tirei então férias do trabalho e fiz o preparatório para a certificação PMI-ACP (Agile Certified Practitioner) e em um mês tirei a minha certificação.

Nesse meio tempo eu já estava aplicando para algumas vagas e meu marido também (meu marido e da área de TI também e atua como engenheiro de segurança de redes).

Após várias tentativas meu marido então recebeu uma proposta e nos mudamos. Importante comentar que ele recebeu muitos nãos antes de aceitar o sim e para ter conseguido a vaga foi muito importante ele ter estudado como o processo de visto Critical Skill funcionava. 

Foi ele que explicou a empresa o quão simples era o processo do visto e os convenceu que se o visto fosse um empecilho, esse seria fácil de ser resolvido.

Como consegui o meu primeiro emprego


Entrei na Irlanda com o visto de dependente de Critical Skill (Stamp 3) que não lhe dá o direito de trabalhar a não ser que você obtenha uma oferta de trabalho.

Comecei então a aplicar para vagas de Scrum Master e Gerente de Projetos. Recebi alguns contatos e percebi que os contatos de recrutadores eram encerrados quando eu falava que precisaria de um visto. Percebi que eu também precisava entender bem do processo do visto para poder convencer e demonstrar confiança na entrevista.

Após vários “nãos”, consegui meu primeiro emprego como Scrum Master. Lembro até hoje da felicidade ao receber a ligação com a oferta de trabalho.

Pontos importantes


Baseado na minha experiência vou listar alguns pontos que foram importantes para a conquista do emprego na Irlanda como Scrum Master.
  •  Inglês Fluente, antes de me mudar para a Irlanda eu e o meu marido já trabalhávamos em multinacionais no Brasil e o inglês fazia parte do nosso dia a dia na empresa. Com isso já tínhamos confiança para nos comunicar (não entenda confiança como ter um inglês perfeito). Para Scrum Master, gerente de projetos, Product Owner ou Business Analyst, a comunicação é peça-chave para o sucesso na profissão. Logo, caso você não tenha muito contato com a língua, procure praticar.
  • CV – Investi horas aperfeiçoando o meu CV e ainda não acho que seja perfeito. Invista tempo em construir um bom CV, para vagas como Scrum Master ou Gerente de Projetos liste os projetos que você trabalhou e qual a sua função no projeto, listar achievements também é algo interessante de constar e caso o seu forte nao seja a gramatica, solicite a alguém revisar o seu CV.
  • Mantenha o seu Linkedin atualizado de acordo com o seu CV. Recrutadores, empresas, eles costumam conferir o seu CV e o seu Linkedin para tentar identificar algo que nao se encaixe. Foi através do Linkedin que eu e o meu marido encontramos as vagas.
  • Estude o mercado de trabalho na Irlanda – Por exemplo, caso você esteja aplicando para vagas de Scrum Master, pesquise o que estão pedindo para vagas de desenvolvedores, POs, ou seja, funções que você terá que interagir diariamente. Não precisa se aprofundar muito, mas caso você veja uma vaga por exemplo citando TDD, ATDD e você não tem ideia do que isso seja, procure entender no mínimo, high level o que significa.
  • Se você é gerente de projetos e deseja se tornar Scrum Master e não tem experiência com desenvolvimento de software, estude sobre desenvolvimento de software, você não precisa saber a ponto de criar uma aplicação mas precisa entender no mínimo o ciclo de desenvolvimento de software, ferramentas, etc. Não se restrinja também apenas a saber somente o Scrum. Agile não se restringe apenas a Scrum. Estude Lean, Scrum, Kanban, TDD, Pair Programming etc.
  • Conhecer o processo de visto Critical Skill.
  • Procure aplicar para vagas onde o anunciante da vaga eh o próprio recrutador. Evite aplicar para vagas anunciadas por empresas de recrutamento. A minha experiência com empresas de recrutamento e que eles deixam de dar atenção a você quando percebem que você precisa de visto. Eles geralmente tem urgência e metas a cumprir então dão preferencia a pessoas que já estão na Irlanda e que já possuam visto.
  • Não coloque no CV a sua nacionalidade, deixa você ser questionado por isso. Vai te dar mais chances de falar e se apresentar antes de ser questionado.
  • Se a sua vontade de vir para a Irlanda for muito grande, esteja disposto a bancar o seu visto. No meu caso e do meu marido a empresa pagou o visto mas nem todas as empresas pagam pelo processo (podemos dizer que a grande maioria), como também não são todas que pagam pela relocação. No nosso caso pagaram pelo visto, mas nao pagaram pelo relocation.
Bom pessoal, espero que eu tenha conseguido passar um pouco da minha experiência e ajudar quem esteja se preparando para mudar para a Irlanda ou que já esteja por aqui mas ainda esteja em busca de emprego.

Dúvidas e comentários postem abaixo!




4 comments:

  1. Excelente postagem Camila! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Tenho uma pergunta: Seu marido e você estudaram sobre a aplicação do visto para poderem orientar as empresas sobre como é simples, pois certamente muitas não tem ideia de como o processo funciona. Mas como tiveram a oportunidade de poder expor isto para as empresas? Pois a impressão que tenho é que não tenho esta abertura e nem esta oportunidade de tentar mostrar que o processo é simples e que posso fazer grande parte. E também de dizer que tenho interesse em custear meu deslocamento e moradia.
    Vocês teriam alguma dica de como poder introduzir este assunto ou fazer chegar estas informações até os recrutadores para que possa aumentar minhas chances?
    Muito Obrigada!
    Erika

    ReplyDelete
    Replies
    1. Otima pergunta Erika.. A dica que dou eh sempre aplicar para vagas onde o anunciante da vaga eh o proprio empregador e nao uma empresa de recrutamento. Geralmente recrutadores tem pressa em alocar as pessoas e acabam desistindo do processo quando percebem que a pessoa precisa de visto. Eu tambem nao coloco nada no CV referente a minha nacionalidade e somente comento ao me perguntarem, eqto nao me perguntarem eu nao comento o que te da chances da pessoa te conhecer melhor e se gostarem mesmo de vc a chance de fazerem uma oferta de trabalho sera maior.

      Delete
    2. Editei o post e adicionei a resposta a sua pergunta como um dos pontos importantes. Obrigada!

      Delete
  2. Camila! Obrigada por compartilhar!
    Você poderia me enviar o modelo do seu CV?

    ReplyDelete