Wednesday 23 December 2015

Samuca na Irlanda ! Como ele chegou até aqui?

Boa tarde pessoal !

Quem é Samuca e como ele chegou até a Irlanda? 

Vamos lá !! Samuca é meu cachorro da raça border collie, ele completará 2 anos agora em março. Quando começamos a discutir sobre a possibilidade de morar na Irlanda, a primeira coisa que comecei a pesquisar foi como seria o processo para levarmos o cachorro com a gente.

Com a grande demanda de brasileiros mudando-se para a Irlanda e para a Europa em geral,  algumas pessoas passaram a me procurar perguntando como que eu fiz para trazer o Samuca para a Irlanda.

A primeira vez que você olhar o processo ele pode parecer um pouco confuso, então resolvi criar um resumão baseado na experiência que eu tive e também de acordo com o site do Ministério da Agricultura da Irlanda. Veja abaixo:

-  Microchip -  Seu pet precisa ter microchip (este deve ser o primeiro de todos os passos caso o seu pet ainda não tenha microchip). Quando comprei o Samuca ele já veio com o microchip e o certificado do microchip.

- Vacinação contra a raiva - Seu pet precisa ser vacinado contra raiva.

- Sorologia - Como a raiva não foi totalmente extinta no Brasil, ele é considerado um High risk-country. Devido a este fator, existe a necessidade de comprovar que o seu pet está imunizado contra essa doença.
Para obter tal comprovação é necessário realizar um exame de sorologia, no qual um veterinário credenciado irá coletar sangue do seu pet, um mês após ele ter sido vacinado contra a raiva e enviar a um laboratório para análise.
Não lembro exatamente o valor, mas esse exame custou cerca de 300 reais.

- Quarentena - Após a chegada do resultado da sorologia o seu pet deve ficar pelo menos mais três meses no Brasil. Esta é a famosa quarentena! Até uns dois anos atrás era realizada na Irlanda e durava cerca de 6 meses.

- Frete aéreo - Você deve contratar uma companhia aérea/pet cargo aprovada pelo governo da Irlanda. Você pode encontrar uma lista dessas empresas nesse link: http://www.agriculture.gov.ie/pets/approvedpetcarriersroutes/
Pessoas físicas não podem contratar um vôo de carga diretamente, você precisará então de um despachante aduaneiro para poder contratar esse frete.

- Vermifugação - Seu pet se for cachorro deve ser vermifugado não mais que 120 horas (5 dias) e não menos que 24 horas (1 dia) antes da chegada a Irlanda.

- Caixa de transporte - Você precisa adquirir uma caixa de transporte caso o seu pet ainda não possua. O tamanho da caixa é importante ser levado em consideração, e existem algumas regras que devem ser seguidas. Você pode encontrar mais informações nesse link: http://www.iata.org/whatwedo/cargo/live-animals/pets/Pages/index.aspx

- Entrada na Irlanda - Pets só podem entrar na Irlanda através do aeroporto de Dublin. Apesar de constar essa informação no site do Ministério da Agricultura de Irlanda, já li relato de uma pessoa, que chegou com pet a Irlanda mas antes entrou com o pet em outro país da Europa, e então viajou apartir desse país a Irlanda. Nesse caso a pessoa pode entrar por outro aeroporto.


Um pouco mais sobre a minha experiência

Como sabíamos que chegaríamos a Irlanda antes do Samuca, uns 4 meses antes da minha viagem iniciamos a preparação. O vacinamos contra raiva, aguardamos um mês e coletamos a sorologia.

Tiramos também as medidas dele de acordo com as indicações do site da IATA, para saber qual tamanho de caixa de transporte comprar. A dele foi a tamanho 500, uma das maiores. A 400 talvez serviria, mas como ficamos na dúvida optamos por garantir e comprar a 500. Ele é um border collie entre o tamanho médio e grande e pesa cerca de 23kg.

No inicio estavámos tentando fazer todo o processo por conta própria mas ficou inviável após sabermos que teríamos que contratar um despachante aduaneiro, e alguns certificados só poderiam ser emitidos poucos dias antes do embarque. No final, acabamos contratando uma assessoria que nos auxiliou com todo o processo. A única coisa que tivemos que nos preocupar foi em comprar um bebedouro, comedouro, tapete higiênico (para forrar a caixa de transporte), e o vermifugo indicado (o vermífugo deve conter a substância praziquantel e eles pedem que sejam de laboratórios internacionais para evitar problemas no embarque).

Mais ou menos um mês antes do embarque o Samuca começou a dormir na caixa de transporte, já para ir se adaptando ao tempo de viagem e a caixa de transporte. Para o Samuca foi super tranquilo a adaptação porque ele já estava acostumado a andar na caixa desde filhote mas por distâncias curtas. A adaptação foi tão tranquila que hoje ele dorme dentro dela. A caixa tornou-se a "casinha" dele e durante a noite ele dorme tranquilamente e sem nos incomodar.

No dia do embarque, nossos amigos que estavam com ele tiveram que chegar bem cedo no Terminal de Cargas no Aeroporto de Guarulhos. Eles o deixaram por volta das 8 da manhã com o representante da assessoria que estava aguardando, e por lá ele ficou com o representante até ser entregue a companhia aérea. O vôo estava marcado para as 19:15 mais ou menos.

Uma semana antes do embarque e com o vôo já confirmado, um representante da empresa de carga responsável por receber o Samuca na Irlanda me telefonou indicando o horário que eu poderia buscá-lo. Chegamos no horário indicado e após pagar a taxa de 35 euros, ele foi liberado.

Importante lembrar que o processo pode sofrer alterações, então é sempre bom consultar a página do Ministério da Agricultura da Irlanda. Segue o link: http://www.agriculture.gov.ie/pets/

Samuca no The Front Door
Eu e o Samuca em Salthill



16 comments:

  1. muito bom !! parabens pela persistencia ! esforco compensado !!!!

    ReplyDelete
  2. Gostaria de saber qual foi o custo total.. Tenho dois cachorros mas são porte pequeno (5kg cada) Só para que eu possa ter uma noção de valores... Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. O custo total, incluindo a caixa de transporte, sorologia, frete aéreo, gastamos cerca de 10 mil reais. O frete é de acordo com o peso e dimensões da caixa de transporte, quanto maior mais caro.

      Delete
  3. Olá,

    Muito bom post, parabéns!

    Você poderia passar mais detalhes do despachante? Onde você conseguiu?

    Obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Luciano ! Muito obrigada !
      Como citado no texto eu contratei uma empresa de assessoria que me auxiliou na contratação do frete aéreo. A empresa que contratei chama Flying Pet, mas existem outras no mercado.
      Feliz Natal !!

      Delete
  4. Oi Camila! Que delícia ler a história do Samuca e ver que foi tudo tranquilo com ele. Eu também estou mudando pra Irlanda, vou pra Cork em setembro. Do mesmo jeito que vocês, vou pra ficar. E estou levando meus dois cachorros, porque sem eles eu não vou nem na esquina! Meu namorado já está aí e passamos por todo esse stress na busca de uma casa. Ontem fechamos o aluguel de uma que aceita cachorros e eu to ENLOUQUECIDA de alegria. Agora vem a parte estressante de despachar meus bichinhos num avião de carga... Mas to confiante de que vai dar tudo certo e vamos ser bem felizes aí! Um beijão pra você e pro Samuca!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Deb, boa sorte pra voces!! Espero que voces sejam muito felizes na Irlanda!!
      Ja vai treinando eles na caixa de transporte, deixando algumas horas durante o dia de pouco em pouco vai aumentando as horas. O Samuca chegou super tranquilo.

      Delete
  5. Oi Camila! Que delícia ler a história do Samuca e ver que foi tudo tranquilo com ele. Eu também estou mudando pra Irlanda, vou pra Cork em setembro. Do mesmo jeito que vocês, vou pra ficar. E estou levando meus dois cachorros, porque sem eles eu não vou nem na esquina! Meu namorado já está aí e passamos por todo esse stress na busca de uma casa. Ontem fechamos o aluguel de uma que aceita cachorros e eu to ENLOUQUECIDA de alegria. Agora vem a parte estressante de despachar meus bichinhos num avião de carga... Mas to confiante de que vai dar tudo certo e vamos ser bem felizes aí! Um beijão pra você e pro Samuca!

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete
    2. Olá Deb, como vcs fizeram com a casa? Tem alguma dica?
      Obrigada!

      Delete
    3. Ola Deb, Depois me conta como foi sua experiencia. Fico feliz que ja tenha encontrado uma casa que aceite PEt, acredito que Cork por ser talvez menos popular que Galway e Dublin seja um pouco mais facil de encontrar uma casa que aceite animais. Boa sorte!! Bem vinda a Irlanda!!

      Delete
  6. Olá, vcs me disseram que contratam uma acessoria para o processo, teria como vc passar o contato.
    Parabéns por ter conseguido levar o Samuca, estou levar a minha SDR também!

    ReplyDelete
  7. Olá, vcs me disseram que contratam uma acessoria para o processo, teria como vc passar o contato.
    Parabéns por ter conseguido levar o Samuca, estou levar a minha SDR também!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Daniela, eu contratei a Flying Pet mas existem outras no mercado. Boa sorte!!

      Delete
    2. Oi Camila, obrigada pela dica!
      Entrei em contato com eles e me pareceram bastante profissinais.
      Como eles foram para vc? Steve algo que vc não gostou?
      Obrigada!
      Um abraço!

      Delete