Friday 8 January 2016

É fácil encontrar casa que aceita pet?


Olá pessoal !!
Seguindo com o blog hoje decidi falar sobre a segunda pergunta que geralmente as pessoas me fazem quando me perguntam sobre a vinda do Samuca para a Irlanda.
Então vamos lá...

É fácil encontrar casa que aceita pet?

Não, não é fácil mas não é impossível.
Antes de embarcarmos para a Irlanda, ainda quando estava sendo emitido o visto de trabalho, começamos a pesquisar casas e apartamentos para alugar no Daft.ie.
Para quem não sabe o http://Daft.ie é o principal site utilizado na busca de apartamentos e casas para alugar aqui na Irlanda. Imobiliárias e proprietários (os chamados landlords) anunciam geralmente nesse site.

Começamos então utilizando a opção de busca avançada onde você pode especificar que deseja procurar por casas que aceitam pet. Nesse momento então começou o nosso desespero. Os resultados eram sempre zero, quando não aparecia uma casa e com fotos quase nada convidativas.

Começamos então a pesquisar sem o filtro “allow pet” e a enviar e-mails para os anunciantes utilizando a opção de enviar mensagem ao anunciante que existe no site. Criamos um texto básico bem resumido que utilizamos para todos os anúncios que nos interessaram. No texto eu dizia basicamente, que eu e o meu marido estavámos nos mudando para Galway, Irlanda próximo ao mês de Agosto para trabalhar e como considerávamos o nosso pet como um membro da familia gostaríamos de levá-lo junto com a gente. Comentavámos também no mesmo texto que ele era um cachorro castrado, bem-educado e limpo.

Praticamente 95% dos anunciantes que retornaram diziam que não aceitavam pets, no caso das casas anunciadas por imobiliária foi 100%. Quando o anunciante era o landlord mais ou menos duas retornaram dizendo que aceitariam mas que já teriam visitações em breve e que provavelmente a casa já estaria alugada até chegarmos a Irlanda.

Resumindo, percebemos que não adiantaria procurar casas enquanto estivéssemos no Brasil. O certo seria mesmo ir antes de enviar o Samuca e procurar primeiro o local para morar. Mas antes de prosseguir e explicar como encontramos a casa que estamos hoje, vou explicar mais ou menos como funciona o aluguel de imóvel na Irlanda.

Como funciona o aluguel de imóvel na Irlanda?

Como desconhecíamos o processo de aluguel de imóvel, realizamos as tentativas que mencionei acima enviando e-mails aos anunciantes.
Essas tentativas foram frustradas, devido a forma como é tratado o aluguel de imóveis na Irlanda ser bem diferente do que no Brasil.

Aqui na Irlanda antes de você alugar um imóvel você geralmente passa por uma entrevista com o landlord, ou seja, o proprietário da casa ou quando através de imobiliárias você recebe um questionário perguntando quantas pessoas irão ocupar a propriedade, o número do seu PPS, telefone, se você está empregado tempo integral ou parcial, referências e também caso a casa não aceite pets, uma das questões virá com a segunda afirmação: “No Pets are allowed. Do you have Pets” e aí você deve selecionar Sim ou Não. 

As nossas tentativas quando diretamente com a imobiliária foram todas frustadas, não obtivemos retorno de nenhuma delas já que não existe uma forma de negociar.

Outra informação importante a ser ressaltada é que você deve possuir o valor correspondente a um aluguel para depósito antecipado. Ou seja, se você está alugando uma casa de 900 euros, você deve depositar antes de entrar na casa 900 euros adiantado ao landord ou imobiliária mais o primeiro aluguel totalizando 1800 euros. O depósito de 900 euros é retornado caso não haja nenhuma dano no imóvel ou o prazo acordado de permanência nao seja quebrado.

Ao tratar com o landlord as coisas tornam-se mais fáceis de serem discutidas e negociadas uma vez que você estará diretamente em contato com o proprietário da casa. O landlord faz uma entrevista com você e é nessa hora que você tem que “vender seu peixe”, como em uma entrevista de emprego. 

Geralmente eles questionam onde você trabalha, se tem filhos e caso tenha qual a idade, se você tem pet, a quantidade e qual tipo de pet. No mesmo dia eles geralmente agendam com outros interessados, então a resposta não sai na hora na maioria dos casos. Da mesma forma funciona com as imobiliárias.

Como foi que encontramos a casa que estamos?

Acreditamos que tivemos um pouco de sorte. Um casal de amigos que moravam antes nessa casa nos disseram que estavam vendo outras casas e apartamentos porque eles desejavam mudar quando o contrato de aluguel terminasse, o qual já estava bem próximo.

Pedimos a eles então, para questionar o landlord se por acaso ele aceitaria Pets. E a resposta foi positiva desde que fosse limpo, não danificasse nada na casa e não incomodasse os vizinhos.

Meu marido ao chegar a Irlanda ficou cerca de um mês morando com eles. A casa não é ruim porém tem seus defeitos, então durante esse tempo ele olhou outras casas. De cerca de 10 casas que ele olhou, apenas uma retornou que nos aceitariam mas o contrato era de apenas 6 meses.

Achamos arriscado e então decidimos que ficaríamos com a casa que os nossos amigos estavam saindo. Como eu disse, a casa não é perfeita, tem seus defeitos mas o custo x benefício para nós foi excelente e com contrato de 12 meses.

Devido a essa dificuldade de encontrar uma casa que aceitasse pet, agora estamos com outro dilema. Quando pegamos essa casa estavámos tão desesperados procurando uma casa que permitisse pet que informamos ao landlord que tínhamos apenas um cachorro. Mas na verdade nós temos mais uma cadela, da raça border collie também chamada Ginny. Agora estamos aguardando a oportunidade de conversar novamente com o landlord (juntando dinheiro também :) ) para então poder trazê-la.


Bom, é isso aí pessoal ! Espero que a nossa experiência possa ajudá-los de alguma forma.

Caso vocês tenham alguma dúvida é só postar um comentário, ficarei feliz em responder !

Até o próximo post !

Samuca em Connemara

16 comments:

  1. Muito boa as informações!

    ReplyDelete
  2. Ótimas as informações, estou indo pra Itália agora em Março e levarei nossa filha peluda, uma poodle. Irá eu e minha esposa e claro ela, já posso ter uma idéia do que iremos enfrentar.
    Um amigo que mora na Alemanha citou as mesmas dificuldades. Muito obrigado pelo post. Sucesso à vocês.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sucesso a vocês também Rodrigo ! Boa sorte no novo país ! Enviando energias positivas para que vocês não encontrem dificuldades com a pequena por lá.

      Delete
  3. Eu estou indo pra Cork em 2017 e também estou preocupada com meu filho peludo. Moro sozinha e não tenho com quem deixar-lo. Gostaria de saber qual a média de valores pra enviar um pet. O meu é um poodle tamanho pequeno. Obrigada. Bjs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Desculpe me intrometer na conversa, mas também pretendo ir Josy. Se vc quiser, podemos trocar email e informações sobre o processo. Seria bom ter com quem dividir isso. Caso queira, me avisa ok? Abraço!

      Delete
    2. This comment has been removed by a blog administrator.

      Delete
  4. Eu estou indo pra Cork em 2017 e também estou preocupada com meu filho peludo. Moro sozinha e não tenho com quem deixar-lo. Gostaria de saber qual a média de valores pra enviar um pet. O meu é um poodle tamanho pequeno. Obrigada. Bjs.

    ReplyDelete
  5. Oi Josy, cães na Irlanda só podem entrar como carga viva e geralmente é calculado pelo peso do animal e da caixa de transporte. O frete do meu cão foi calculado em cima de 30kg por conta do peso da caixa e dele saiu mais ou menos 2.000 dolares. No caso da sua poodle deve ser bem mais barato que isso. Existem pessoas também que pelo cachorro ser porte pequeno preferem escolher um vôo até outro país com o cão sendo transportado dentro da cabine. E da França por exemplo pegam um navio até a Irlanda. Nesse caso como o cão já entrou inicialmente por um outro país da Europa não tem todas as verificações que existem se você tivesse entrando com ele diretamente por Dublin.
    Talvez seja uma alternativa válida para você verificar. Veja o post sobre como trouxemos ele até aqui e também como foi para encontrar casa que aceitasse pet, caso você ainda não tenha lido também. Obrigada pelo comentário!

    ReplyDelete
  6. Olá Camila! Adorei seu blog,bem escrito, com informações claras, pq não tem posts novos? Que pena! Principalmente para quem vai para a Irlanda e pretende levar seu pet. Quro ir ano que vem e já estou me preparando para levar meu filho peludo. Gostaria de saber se o aluguel fica mais caro por causa do pet, e quanto em média custa um aluguel?

    Abraços! Livya.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Livya, agradeço o comentário.
      Pretendo voltar a escrever, acho que parei por falta de tempo mesmo.
      Sobre o valor ser mais caro ou não, na verdade como não é muito fácil alugar uma casa que aceite Pet , acredito que você tem que se preparar para encarar um aluguel mais caro.
      E sobre o valor do aluguel depende da cidade da Irlanda que pretende morar.

      Delete
    2. Olá Livya, agradeço o comentário.
      Pretendo voltar a escrever, acho que parei por falta de tempo mesmo.
      Sobre o valor ser mais caro ou não, na verdade como não é muito fácil alugar uma casa que aceite Pet , acredito que você tem que se preparar para encarar um aluguel mais caro.
      E sobre o valor do aluguel depende da cidade da Irlanda que pretende morar.

      Delete
  7. Olá Camila meu nome é Henrique e pretendo fazer um intercâmbio na Irlanda , e quero levar minha pitbull Layla comigo, gostaria de saber se aceit a raça pitbull aí e qual foi a acessória que você contratou para levar o seu cão

    Obrigado

    ReplyDelete
  8. Olá tudo bem? Estou planejando ir para Irlanda entre meados de Novembro e início de Dezembro e pretendo levar minha pugzinha. Vou para ficar 8 meses para estudar, se eu verificar que eu tenho alguma chance de trabalhar na minha área (TI) até fico mais. Eu pretendo ir para Cork e o problema está sendo realmente encontrar um lugar para alugar. E ainda tenho outro problema porque dificilmente poderei alugar um local sozinha pelo valor que poderei dispor mensalmente. Alguma dica que possa me ajudar? Existe alguém que eu possa contratar para fazer esta procura pra mim?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ivonete, vc conseguiu? Vou agora em janeiro/2019 para Killarney e estou pensando em levar meu vira-latinha.

      Delete
  9. Estou indo para Dublin em fevereiro e esse também é o meu dilema, como conseguir uma residência que aceite meu pet.

    ReplyDelete